História de Arraial d'Ajuda

O nome Arraial d'Ajuda foi dado em honra de Tomé de Souza, um dos primeiros jesuítas que chegaram em 1549 com os seus navios chamados: Conceição, Salvador e d’Ajuda, que se tornaram os nomes para as cidades e igrejas.

A igreja de Nossa Senhora da Ajuda é o primeiro santuário Mariana do Brasil, foi construída em 1550 para homenagear o aparecimento da imagem de Nossa Senhora d'Ajuda. Paralelamente a esta igreja foram construídas as primeiras casas típicas que são até hoje preservadas e vendem artesanatos. Sob esta igreja você pode encontrar a famosa “Fonte Sagrada”, várias lendas contam a história do seu nascimento miraculoso. A lenda diz: "se você se banhar nessas águas, você voltará à cidade.

As notícias dos muitos milagres, e a fama da igreja de Arraial d'Ajuda atraíram um grande número de fiéis visitantes. Esta foi à época do surgimento da primeira forma de turismo na cidade.

Durante os anos 70 os primeiros hippies chegaram à busca de um novo lugar místico (a cidade de Arraial d’Ajuda tem a mesma latitude, que alguns outros locais místicos do mundo como Bali, na Indonésia) e descobriram nesta pequena cidade um paraíso, celebrando o amor pela natureza e a hospitalidade da população local.

Até hoje, pessoas de todo Brasil e do resto do mundo redescobrem Arraial d'Ajuda, uma pequena vila cercada por mata atlântica e praias deslumbrantes.